Blues&Swing
Musicas e Danças Vintage Afro-Americanas

Vem dançar ao som do Blues e do Swing
A dança Blues é uma família de danças vernáculas afro-americanas dançadas ao som de musica Blues; as danças dentro desta família estão ligadas por estéticas e técnicas compartilhadas e enraizadas nas tradições e no contexto histórico.
Swing é a designação comum a vários estilos de dança surgidos nos Estados Unidos, que se desenvolveram a partir do jazz nas décadas de 1920 a 1950.
Tanto a Blues como o Swing estão imersos nas tradições africanas misturadas com influencia Europeia.
Blues
A dança blues é um termo genérico para uma família de danças afro-americanas, embora existam poucas imagens documentais e relatos escritos sobre o desenvolvimento das danças blues a música blues é anterior ao jazz, abrangendo mais de 100 anos de história. Desenvolveu-se num contexto mais intimista na comunidade afro.americana nunca se tendo transformado em dança de espectáculo.
Os dois estilos principais de dança de blues são:
Juke Joint Blues (Juke, Jookin ', Jukin') dançado principalmente com delta e com Chicago Blues.
Ballroom Blues (Ballroomin ') dançado principalmente com jazz blues.
Jukin 'vem do sul e seu nome vem dos locais onde era dançado, as "juke joints", que eram o local onde os músicos de blues tocavam. Devido ao espaço limitado em tais bares, o jukin' evoluiu principalmente como uma dança que não ocupava muito espaço e, refletindo a música, tende a ter movimentos mais acentuados e angulares.
Ballroom Blues (Ballroomin ') vem dos salões de baile. Quando as big bands diminuíam o ritmo para tocar uma música que poderia ser valseada ou com ritmo de foxtrot , os bailarinos criaram seu próprio estilo de dança baseado numa fusão de swing, jazz vernacular e movimentos de dança de salão. Este estilo de blues , por ter mais espaço tende a viajar mais, ter linhas elegantes e movimentos
contínuos.


Swing
A dança swing é um grupo de danças que se desenvolveu com o estilo Swing da música Jazz nas décadas de 1920-1940. São danças sociais tendo sido precedidas por outras tais como o Cakewalk, o Breakaway e o Charleston. As danças Swing estão imersas nas tradições africanas misturadas com a dança de salão Europeia.
O Lindy Hop nasceu da fusão de ritmos e movimentos africanos com a dança europeia e é uma dança social que surgiu nas comunidades afro-americanas do Harlem, na cidade de Nova York, na década de 20. Muito popular durante a era da música swing no final dos anos 30 ,início dos anos 40, é uma dança energética com improviso e brincadeira à mistura.
Balboa é uma dança social originária da Califórnia na década de 1920 e deve o seu nome à península de Balboa na Califórnia. Dançada ao som da música das Big Band, surgiu da adaptação às pistas de dança lotadas inventada pelos dançarinos para conseguirem dançar swing sem ocupar o espaço que, danças como o Lindy Hop exigiam.
Temos o Charleston original da década de 1920, e depois o charleston dançado pelos Lindy Hoppers
Embora a dança provavelmente tenha vindo das danças de desafio , parte da dança afro-americana “Juba”, foi popularizado pela música de 1923 "The Charleston" do compositor / pianista James P. Johnson, que se tornou num dos sucessos mais populares da década.
Mais tarde o ritmo do hot jazz dos anos 20 de Charleston foi adaptado para se adequar ao swing jazz dos anos 1930 e 1940. Tanto no Charleston dos anos 20 como no adaptado ao swing jazz, dança-se tanto a solo como a pares.